Projeto OnlineBioinfo

A computação tem contribuído sobremaneira na geração e organização de dados biológicos bem como no desenvolvimento de sofisticadas técnicas para a resolução de problemas biológicos trazendo, como se pode constatar em inúmeros recentes exemplos, inovações disruptivas na biologia. A elevação no nível de conhecimento e compreensão dos processos da vida tornaram a biologia uma ciência cada vez mais aplicada e com maior alcance e impacto na sociedade. O campo da bioinformática tem ganhado maior relevância e contribuído cada vez mais no desenvolvimento de algoritmos que no presente um pequeno número de pessoas domina.

Os pesquisadores das áreas de ciências biológicas (e afins) tem grande demanda pelo uso e desenvolvimento desses algoritmos visto que eles contribuem efetivamente no aumento do impacto das pesquisas. Entretanto, muitas vezes, os algoritmos por eles utilizados são mal compreendidos e aplicados sem o domínio adequado de seu funcionamento e parâmetros. Um grande desafio desse projeto é atingir ao público universitário em nível de graduação e pós-graduação mas também, se possível, os estudantes em fase inicial da formação, como é o caso dos estudantes do ensino médio, contribuindo para a sua inserção na vida acadêmica.

Com o objetivo de tornar esses algoritmos mais acessíveis e compreensíveis para estudantes a partir do ensino médio, acreditamos que essa contribuição se estenderá para públicos mais especialistas, conforme sua área de formação, considerando a interdisciplinaridade da área da bioinformática.

Nesse contexto, gostaríamos de desenvolver conteúdo didático para tornar os algoritmos de bioinformática mais simples de serem compreendidos e os processos envolvidos mais transparentes para os usuários dos respectivos softwares. Visamos que esse material possibilite que um estudante a partir do ensino médio entenda os problemas da bioinformática, seus desafios e impactos na sociedade. Como transmitir de forma lúdica e atraente o funcionamento dos principais algoritmos em bioinformática é um desafio desse projeto.

Adicionalmente, muito tem-se falado na importância da divulgação científica visto que a população geral está muito distante da pesquisa desenvolvida na universidade. Gostaríamos de fomentar a criação de comunidades para a discussão da pesquisa entre pesquisador e sociedade em temas relacionados à bioinformática em mídias sociais.

Objetivos

Pesquisar e produzir conteúdo e materiais para ensino e divulgação científica sobre bioinformática e formar estudantes capazes de atuar efetivamente na divulgação científica nessa área.

Público-alvo

Estudantes de ensino médio, graduação, mestrado e doutorado interessados em iniciar ou se aprofundar em Bioinformática.

Profa. Raquel Minardi

@raquel.minardi
...

Coordenação

Professora do DCC/UFMG, tem atuado na formação de alunos e lecionado na pós-graduação em Bioinformática desde 2010. Um de seus maiores objetivos ao criar esse projeto é divulgar a área de Bioinformática, atrair talentos para atuarem na mesma, além de explicar os algoritmos existentes bem como seu funcionamento detalhado da forma mais simples possível.